São referenciais teóricos da proposta pedagógica do Colégio Santa Helena os seguintes autores: Jean Piaget, Vygotsky, Howard Gardner e Paulo Freire, todos unânimes no resgate do homem para a vida cidadã.
Jean Piaget – nele buscamos conhecimento do desenvolvimento da criança, sua maneira de pensar, raciocinar, encarar os desafios do seu dia-a-dia.
Vygotsky – contribui com a visão social do desenvolvimento do homem, a leitura do mundo exterior em que vive, seu crescimento e desenvolvimento como fruto do meio.
Gardner – contribui para a compreensão do aluno como ser único, com habilidades, talentos e inteligências próprias e específicas, que necessitam ser acessadas e desenvolvidas através da educação.
Paulo Freire – enriquece-nos com sua proposta de construção e realização do homem que, mesmo na adversidade, interfere na própria história.
A LDB(1996) sinaliza para um ensino obrigatório de nove anos, a iniciar-se aos seis anos de idade. Este se tornou meta da educação nacional pela Lei 10.172 de 9 de janeiro de 2001, que aprovou o PNE. O Ensino Fundamental de nove anos é um movimento mundial e o Brasil não poderia deixar de se adequar. Conforme o PNE, a determinação legal (Lei nº 10.172/2001, meta 2 do Ensino fundamental) de implantar progressivamente o Ensino Fundamental de nove anos, pela inclusão das crianças de seis anos de idade, tem duas intenções: “Oferecer maiores oportunidades de aprendizagem no período da escolarização obrigatória e assegurar que, ingressando mais cedo no sistema de ensino, as crianças prossigam nos estudos, alcançando maior nível de escolaridade”.
O Ensino fundamental do Colégio Santa Helena enfoca a reflexão e a crítica paralela ao domínio da leitura e da escrita, o raciocínio matemático caminhando junto com o cálculo a compreensão do ambiente natural, social, político, tecnológico e cultural. Complementando o trabalho com as diversas disciplinas trabalhamos com o desenvolvimento de projetos pedagógicos com o objetivo de tornar a aprendizagem mais significativa através de atividades contextualizadas, atualizadas, explorando e ampliando os conhecimentos dos alunos tornando-os protagonistas da sua formação intelectual e moral.
Já o fundamental II se baseia na exigência do mundo contemporâneo que tem como desafios e particularidades:
Com base no Referencial Curricular Nacional, o currículo organiza-se nas seguintes áreas: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes Plásticas e Música, Educação Física, Ensino Religioso, Inglês e Informática Educacional.
Assunção Brasil e Cristiane Oliveira
1° Ano – Sônia Mara e Alesandra Lima
2° Ano – Evanice Vieira e Verlane Bezerra
3° Ano – Delma Calasans
4° Ano – Solange Lemos e Márcia Farias
5° Ano – Adriana Carneiro